É quase como perguntar porque devemos investir no nosso aspecto físico: é o design gráfico que dita a forma como a sua marca/negócio/projecto é interpretada. Um bom design gráfico transmite profissionalismo, credibilidade, sofisticação e acima de tudo permite diferenciar os seus produtos/serviços dos restantes.
Muitas vezes, quem está a começar (e até quem já está bem estabelecido) descura a imagem do seu negócio, ou porque não tem orçamento para investir, ou porque acredita que o cliente apenas toma atenção à qualidade do serviço prestado. O que até poderá ser verdade, caso não tenha concorrentes diretos, ou seja um serviço vital/necessário para a comunidade.
A questão é que se não investir na imagem e criatividade do seu negócio, está a estagná-lo. Não o está a elevar ao seu potencial máximo.
Se eu receber na minha caixa de correio três flyers diferentes acerca do mesmo produto/serviço, e tiver que escolher um, darei preferência ao que comunicar de forma mais profissional e apelativa. O mesmo aplica-se quando se tratam de websites, cartões de visita… e até redes sociais.
Um bom design gráfico constrói credibilidade.
A imagem impera. Não temos como negar. De acordo com o site nonstopsigns, 92.6% das pessoas afirma que o visual afecta as suas decisões, e se formos a pensar, a maioria de nós nunca entraria numa loja ou empresa cujo letreiro fosse escrito à mão com um marcador manhoso.
Afinal a embalagem conta, e muito.
70% dos consumidores toma a sua decisão na loja, e um terço dos mesmos baseia a sua escolha do produto no design da embalagem do produto. 66% arrisca experimentar um novo produto por causa da embalagem, e 74% do público-alvo entre os 18-25 anos partilha imagens dos produtos que adquire, por causa de uma boa embalagem. (fontes: 1, 2, 3)
Cria uma conexão forte com os seus clientes.
Cores, tipos de letra, imagens: todos os pormenores influenciam psicologicamente os seus clientes. Por exemplo, o azul é eleito por transmitir confiança e força, o laranja já é mais amigável, alegre e confiante… qualquer bom designer tem isso em conta ao tomar decisões que o ajudarão a atrair e a conectar com os seus clientes.
Desvantagens de querer fazer por conta própria:
Todos temos a capacidade de aprender em diferentes áreas, mas a realidade é que terá que investir muito tempo no estudo e elaboração do design gráfico do seu negócio. Tempo esse, que pode ser imprescindível todas as suas outras tarefas e compromissos.
Competências – Dizem que precisamos de investir pelo menos 6 anos no estudo de um determinado tópico, para sermos verdadeiramente bons. Pode tentar arriscar meter mãos à obra, mas vai sentir sempre dificuldades, e arriscar descuidos técnicos.
Ainda assim, pretendo criar uma série de dicas úteis para quem se quer aventurar nesta área, e melhorar substancialmente a imagem e comunicação do seu negócio, projecto e/ou evento. Vão espreitando! 😀