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Marketing & Vendas: 5 Gatilhos mentais poderosos

Gatilhos mentais são os estímulos recebidos pelo cérebro humano na hora de tomar uma decisão. Se trabalhas com vendas, e queres aumentá-las substancialmente, vai buscar um papel e uma caneta, e aponta estas dicas! 🙂

Com estes gatilhos mentais, poderás aumentar o teu poder de persuasão, e convencer o teu público-alvo a comprar o teu produto ou serviço muito mais facilmente.

  1. Urgência
  2. Escassez
  3. Aprovação Social
  4. História
  5. Autoridade
[É importante referir que não estarás a manipular ninguém, muito pelo contrário. Estarás a persuadir, ou seja, a incentivar o teu público para que perceba que o que lhe estás a oferecer, é a melhor opção para ele. A persuasão é positiva, e pressupõe que a pessoa já tem uma necessidade/problema a que tu podes responder com o teu produto/serviço. A manipulação já é mais negativa, e “obriga” a pessoa a comprar inconscientemente algo de que não necessita.]

Como funciona o nosso cérebro na hora de tomada de decisões: 

Sabem aquelas decisões automáticas que tomamos? São guiadas por gatilhos mentais – um “mecanismo” que evita que o nosso cérebro fique esgotado com todas as decisões que temos de tomar no nosso dia a dia. Desta forma, poupamos energia para as decisões realmente importantes, que exigem muito mais reflexão.

No que toca a compras, os consumidores têm mais tendência para comprar por impulso, utilizando mais o seu lado emocional. A minoria compra devagar, usando o seu lado mais racional e lógico.

Podemos activar os gatilhos mentais também através dos 5 sentidos: visão, audição, tacto, paladar e olfacto.

Passemos então aos 10 gatilhos mentais:

1 – Urgência

Sabem aqueles anúncios que nos dizem que uma promoção dura apenas uma determinada duração de tempo?

“Despache-se! Nas próximas 24h compre a sua gama favorita de (produto) com 30% de desconto…”

A urgência apressa-nos a fazer algo rapidamente, tendo consequências negativas se não o fizermos. Neste caso, não sabemos quando o tal produto voltará a estar em promoção, e se for algo que já tencionávamos comprar, este é o tipo de gatilho que nos pode levar a finalmente tomar a decisão de o comprar.

2 – Escassez

Este gatilho pressupõe que o produto/promoção/bónus que oferecem é realmente escasso, caso contrário o potencial comprador poderá sentir-se enganado. 

Quando bem empregue, é eficaz porque quando existe algo disponível em quantidade limitada, as pessoas vão querer mais porque o valor aumenta: poucas terão.

3 – Aprovação Social

Este é um dos gatilhos mais utilizados. À partida, se muitas pessoas falarem bem de algo, significa que esse algo é verdadeiramente bom e fiável, e suscita curiosidade.

Enquanto seres sociais, olhamos sempre, sempre, para as escolhas dos outros para tomar as nossas próprias decisões. Um exemplo muito forte, é o facto de sermos muito mais influenciados por alguém a falar bem dos serviços de determinado profissional, do que se for ele próprio a promover-se.

Uma dica poderosa para o uso deste gatilho, é pedirem aos vossos clientes testemunhos/recomendações, para incluírem nos vossos flyers promocionais, ou para publicarem nas redes sociais.

4 – História

Adoramos ouvir histórias, ou estórias. Umas reais, outras não, mas ambas eficazes no que toca a activar a parte emocional no nosso cérebro.

Este é um gatilho extremamente poderoso, porque são exactamente as nossas emoções, que nos levam a tomar decisões.

Podes contar a história do teu negócio/produto/serviço, ou de algum elemento que o(s) compõe.

5 – Autoridade

Se demonstrares ser um “expert” na tua área, vais atrair muito mais “seguidores”. 

Confiamos mais em quem demonstra realmente perceber a sua área, e os produtos que vende.

Uma boa estratégia para demonstrar essa autoridade online, é utilizando o marketing de conteúdo, por exemplo. 

Estes são apenas 5 gatilhos, mas espero que tenham aguçado a curiosidade, e que vos façam compreender que estudar neuropsicologia é extremamente importante, especialmente na área das vendas! 

Mergulhem. O conhecimento está nas pontas dos vossos dedos 😉

 

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