Skip links

Mantenha a sua marca/negócio ativo: ideias de conteúdo para redes sociais

Com a grande maioria das pessoas a consumir conteúdos online mais do que nunca, é imperativo “relembrar” que a sua marca existe, e aproveitar para criar proximidade com os seus seguidores e potenciais clientes. Mesmo tendo a sua marca/negócio em pausa devido à situação actual, tudo o que fizer durante estes dias, poderá ter um grande impacto mais tarde.

Todas estas dicas são fáceis e acessíveis, e requerem apenas que invista o seu tempo.

  • Votações: 
    uma óptima forma de fazer com que os seus seguidores interajam consigo. Pode criar votações no Facebook acerca dos seus produtos, ou aproveitar para sondar os gostos dos seus seguidores.
  • Vídeos/Directos:
    Hoje em dia, com a qualidade das câmaras da grande maioria dos smartphones, e apps de edição grátis, fazer um vídeo nunca foi tão fácil. Pode filmar o processo de fabrico dos seus produtos, os bastidores, apenas uns segundinhos do seu dia… as opções são infinitas. Quem diz video, diz também apresentações de texto sobre os seus produtos, ou dicas.
  • Perguntas: 
    O factor fundamental para criar proximidade com os seus seguidores/clientes online, é através da interação com eles. Faça uma pergunta sobre um dos seus produtos, e junte uma imagem apelativa, por ex.
  • Memes/Cartoons/Ilustrações: 
    São uma óptima forma para demonstrar o seu sentido de humor, e aproximar a sua marca/negócio de públicos-alvo diferentes.
  • Frases Motivadoras/Inspiradoras: 
    Nada como a sabedoria de grandes autores para inspirar os seus seguidores, e transmitir os valores que o(a) movem.
  • Dicas rápidas: 
    Relacionadas com a sua marca/negócio, ou mais pessoais. 
  • Checklists: 
    Listas, listas listas! Um pouco como esta. Sugiro por exemplo, que se inspire na área/sector do seu negócio. Restauração: receitas, alimentos saudáveis, etc. Saúde e beleza: listas de produtos, tratamentos caseiros, etc.
  • Fotos pessoais: 
    Para que os seus clientes conheçam a personalidade por de trás da sua marca/negócio. Uma foto do seu escritório, uma foto sua a fazer uma actividade/hobby que goste, por ex.
  • Factos:
    Por ex. 3 factos/curiosidades sobre o seu negócio.
  • Pessoas/outras marcas e empresas que o inspirem.
  • A História da sua marca/negócio:
    Nada aproxima e cativa mais as pessoas do que ouvir histórias de percursos de sucesso, e todas as lições aprendidas pelo caminho. As partes menos boas, incluídas, por que são elas que demonstram a sua capacidade de superação.
  • Produto em destaque:
    Sugiro que vá publicando um produto por semana, com uma descrição curta e simples, e uma boa foto a acompanhar.
  • Promoções: 
    Se tiver produtos em promoção, vá partilhando nas suas redes, e relembrando os seus seguidores. Um bom truque é criar urgência: por ex, a promoção durará apenas umas horas, ou uns dias.
  • Conselhos pessoais ou de negócios:
    Porque a melhor forma de aprendermos, é a ensinar. E nada melhor do que “dar” aos seus seguidores/clientes, alguma sabedoria em retorno.
  • Partilhe o seu “porquê”: 
    Partilhe o que o move, todos os dias, a lutar tanto pela sua marca/negócio.
  • Notícias/artigos sobre o sector: 
    É importante ir partilhando notícias/artigos interessantes e recentes, porque transmitem confiança, competência e inovação. Demonstram que está sempre atualizado sobre as últimas novidades do seu sector, e consequentemente, a sua marca/negócio também.

Vou também disponibilizar em breve, um exemplo de calendário para redes sociais, e templates em branco, para que crie o seu!

Gostou destas dicas, e quer ver mais? Siga por aqui!

Deixe também o seu feedback abaixo! Obrigada 🙂

Leave a comment

0