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Checklist básica para criar uma boa Marca & Comunicação

Uma boa marca com uma comunicação visualmente apelativa e consistente é composta por muito mais do que apenas um logótipo e cartões de visita.

Para que consiga criar uma marca forte e consistente, com uma óptima comunicação, terá que “checkar” os seguintes pontos:  

Pontos fundamentais

Antes de pensar na identidade visual da sua marca, terá que se focar no “coração” da mesma. 

  • Missão – Um parágrafo simples e claro, que resume a principal missão da sua marca.

  • História – É o que vai diferenciar a sua marca das restantes. É imperativo que seja bem escrita, e que conte efectivamente uma história interessante e apelativa.  

  • Valores – Os valores regem a forma como a sua marca se vai comportar e interagir com outras pessoas, empresas, organizações e até mesmo com o meio ambiente.

  • Mensagem principal – Qual é a mensagem que a sua marca/identidade pretende passar? 

  • Linguagem de comunicação – Cada público alvo requer uma voz diferente, e acima de tudo consistente. Não cometa o erro de comunicar formalmente, se a sua marca for direccionada para um público alvo mais jovem e descontraído. Saiba utilizar o “tu” e o “você” de forma correta e adequada. 

  • Palavras-chave – Conjunto de palavras que descrevem a sua marca. 

  • Personalidade – A sua marca é jovem e descontraída? Séria e profissional? Orgânica e descontraída?

Estratégia:

  • Público alvo – Para quem se direcciona a sua marca. Idade, género, estilo de vida, etc.

  • Nicho – é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos. Se a sua marca não se inserir particularmente num nicho, ignore este ponto.

  • Concorrência – Estudar a concorrência é essencial, porque esta é uma espécie de espelho da sua marca/negócio. Este estudo serve não apenas para aprender estratégias, pontos fortes e pontos fracos, mas também obriga a inovar e estimula a sua criatividade – dois factores chave para o sucesso da sua marca.

  • Comunidade – Análise da comunidade que já terá à partida, e novas estratégias para fidelizar novos clientes. Uma comunidade forte faz maravilhas pela sua marca!

Definidos os pontos acima, será muito mais fácil comunicar de forma visual.

Design:

  • Mood Board – Este pode ser digital ou físico, e compreende imagens, texturas, padrões e outros elementos que se coadunam com a sua marca.

  • Logótipo – O símbolo máximo que representará a sua marca. Acima de tudo, este deve ser responsivo: o design do mesmo deverá ser versátil o suficiente para se adaptar a todos os tamanhos e superfícies. 

  • Paleta de Cores – Normalmente, deverá escolher entre 3 a 6 cores para a sua marca. Definir esta paleta é muito importante para manter uma consistência visual. (Consulte algumas sugestões aqui.)

  • Tipos de Letra – No mínimo, 2 tipos de letra diferentes, que combinem bem entre si.

  • Tema para Website – aplica-se caso pretenda lançar a sua marca com website, o que aconselho vivamente, mesmo que seja apenas uma “landing page” (uma página com a descrição da marca, dos produtos e formulário de contacto)

  • Redes sociais – Deve definir que redes sociais irá utilizar, e planear o design para as mesmas.

  • Workspace; local de trabalho – Este espaço é importante porque, ao mostrá-lo aos seus clientes, cria proximidade e transmite profissionalismo.

  • Estilo/assinatura – Os elementos únicos que distinguem a sua marca, sejam eles visuais ou verbais.

Identidade/Comunicação:

  • Domínio próprio + alojamento web – Existem soluções grátis, mas as mesmas não conferem credibilidade e profissionalismo à sua marca. Investir num domínio próprio e alojamento é um grande passo para transmitir confiança ao cliente: afinal, investiu em todos os pormenores: logo, é um negócio sério.

  • E-mail de negócios – O mesmo que o ponto acima – existem soluções grátis, como o Gmail, e poderá continuar a usá-las desde que crie um endereço baseado no seu domínio, e configure o mesmo para reencaminhar o e-mail para o seu. info@asuamarca.pt é completamente diferente de asuamarca@gmail.com

  • Cartões de visita – É algo imprescindível para a sua marca. Úteis em todas as circunstâncias, desde jantares com a amigos até reuniões com clientes. 

  • Fotografia de serviço/produto – Para o seu website, para publicar nas redes sociais… investir em boa fotografia de produto fará toda a diferença na comunicação visual da sua marca. Por vezes vemos fotos medíocres de produto, com o flash exagerado, má iluminação, background caótico e feio… e isso diminui a vontade de comprar.

  • Fotografias de perfil – Menos obrigatórias do que as de produto, mas são excelentes para apresentar os rostos por de trás da sua marca.

  • Gráficos para blog/redes sociais – Existem muitos tipos de conteúdos para as redes sociais, e a maioria requer layouts-base consistentes com a restante comunicação da sua marca. Por ex. fundo para frases, para montagens, call-to-action, etc.

  • Newsletter – Construindo uma boa lista de e-mails, uma newsletter mantém-no ativo na caixa de entrada dos seus clientes, aumentando assim a exposição e a probabilidade de vendas.  

  • Artigos/posts – É importante que invista tempo na criação de artigos/posts interessantes para ir publicando nas redes sociais e no seu website. 

  • Conteúdo para o website – Se conseguiu fazer a primeira parte desta checklist, então este ponto será muito mais fácil de completar. A sua história, missão, valores são conteúdos obrigatórios para o seu website.

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