Skip links

Palavra-chave para 2020/21: Versatilidade

Se houve algo que aprendi com 2020, é que muita coisa pode mudar em apenas 12 meses. Podes começar o ano mentalmente e emocionalmente exausta e sem boas expectativas para o teu futuro pessoal e na tua área profissional, e de repente dás por ti em Dezembro com quase todos os objectivos riscados. Pelo meio “sobreviveste” a uma pandemia, perdas significativas, saudades dos teus amigos e muito, muito cansaço. 

O segredo para isto chamou-se versatilidade.

Claro, com muita humildade e ambição, esforço e determinação á mistura. 

Não nos podemos fechar numa caixa e não sair de lá. Não nos podemos limitar e resignar a uma vida em que já acordamos a queixar-nos, e sem vontade de ir trabalhar. Ou, se não houver trabalho, ficar quietos a lamentar-nos. Temos que ir à luta, e não podemos dizer que não aos desafios que nos propõem, e principalmente? Temos de estar dispostos a “meter as mãos na massa”. 

O que a vida quer de nós é que tenhamos a coragem de tomar decisões, e mudar quando não estamos bem. E a realidade é que eu não estava bem a trabalhar apenas na minha área (Design Gráfico) e por isso é que quando a oportunidade de mudar surgiu, agarrei! E agarrei como deve de ser, porque nunca fui de ser pouco naquilo que faço. Sempre dei 100% a tudo. 

E sabem que mais? Compensou. Ainda não houve um dia em que fosse trabalhar sem vontade. Com isto não quero dizer que não reclamo, quem me conhece sabe que passo metade do tempo a fazê-lo, mas posso dizer que trabalho num lugar espectacular, e adoro o que faço. Enquanto isso continuo também a fazer alguns trabalhos de Design, mas com a liberdade de poder escolher apenas os melhores clientes.

Somos muito mais capazes, resilientes e versáteis do que pensamos. E a vida é uma jornada continua de aprendizagem e capacitação.

Suspeito que este ano vá demandar a mesma coisa de nós todos.

Força aí, pessoal!

 

Leave a comment

0