Skip links

Produtividade: Já conhecem a técnica Pomodoro?

Diria que manter o foco é uma das minhas maiores dificuldades, principalmente quando os trabalhos em mãos são demasiado repetitivos e tudo menos interessantes. Ainda assim, estes têm que ser terminados a tempo e horas, e o processo torna-se muito mais desagradável do que precisa de ser. Outra mania minha é a de trabalhar durante horas a fio, com poucas ou nenhumas interrupções, o que faz com que no fim me sinta completamente exausta e esgotada – tanto física como psicologicamente.

Até que tropecei nesta técnica, e adorei, por ser tão simples e eficaz.

Francesco Cirillo publicou a Técnica de Pomodoro® em 1992, em Itália. O nome deriva do tipo de temporizador de cozinha utilizado por Francesco, que era em forma de tomate – “pomodoro” em italiano.

Instruções

  1. Faça uma lista de tarefas, sendo um óptimo truque dividir as maiores em sub-tarefas mais pequenas e fáceis de completar.
  2. Marque 25* minutos num cronómetro, e foque-se na sua tarefa durante esse tempo. Caso surja uma distracção, procure livrar-se dela o mais rápido possível. Caso tenha mesmo que interromper, marque com um ‘ junto à sua tarefa, para fazer um balanço final de interrupções, de forma a melhorar.
  3. Pare durante 5 minutos. Aproveite para beber água, comer alguma coisa, e tratar de quaisquer outras necessidades. 
  4. Retome o seu trabalho, por mais 25* minutos.
  5. Após 4 “Pomodoros” de 25* minutos, faça uma pausa mais longa de 15 minutos.

*25 minutos é o tempo recomendado, mas pode ajustar de acordo com as suas necessidades.

Benefícios

Esta técnica ajuda a “mapear” melhor o nosso percurso ao longo do dia de trabalho, aumentando assim o nosso foco porque “empurramos” as interrupções para os intervalos regrados de 5/15 minutos. As pausas são benéficas porque obrigam-nos a descansar, e para quem trabalha muitas horas sentado, a levantar e caminhar um pouco.

Para quem trabalha a ganhar à hora, este é um excelente método para planear e contabilizar o tempo gasto por projecto. A própria qualidade do trabalho aumenta, porque utilizamos o tempo de forma muito mais eficiente. 

Resumindo, após adoptar esta técnica deixei de me sentir tão esgotada no fim de cada dia de trabalho, e comecei a sentir-me mais no controlo do meu tempo. Experimentem!

 

 

 

Leave a comment

0