Skip links

30 hábitos para uma vida mais feliz e produtiva

“Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito.”

– Aristóteles

Hábitos…. Se forem como eu, estão em luta constante para substituir os maus hábitos, por bons e saudáveis. 

Antes de mais, temos de mudar a nossa mentalidade em relação à forma como vemos a vida, e em particular, esses tais comportamentos que praticamos todos os dias: nada é absoluto, e podemos sempre melhorar.

Alguns são simples, outros nem tanto. Mas com disciplina e vontade de evoluir, tudo se consegue.

Criei esta lista para mim, mas achei que também poderá ser útil para alguns de vocês:

  1. Acordar cedo – Para quem trabalha até tarde, ou tem o hábito de ficar a ver TV, a batalha com o despertador é uma constante. Por experiência própria, sabe muito melhor acordar cedo e cheia de energia para organizar e enfrentar o dia, do que serões constantes preenchidos com actividades vazias. Claro que existem excepções, mas ainda assim é preferível acordar cedo e depois repor as horas de sono.
  2. Praticar gratidão – Ao agradecermos tudo o que temos de bom na vida, estamos a focar os nossos pensamentos nessa frequência positiva. Quanto mais tempo passarmos nessa frequência, mais felizes nos sentimos, e atraímos ainda mais coisas pelas quais agradecer.
  3. Meditar – Confesso que conseguir esvaziar a mente diariamente durante 20 minutos ainda é um desafio para mim, mas se fizerem alguma pesquisa, vão ver que os benefícios desta prática parecem não ter fim. 
  4. Ler um parágrafo de um bom livro todos os dias – Seja um livro de ficção, ou técnico, ler acrescenta-nos muito.
  5. Dedicar tempo a cuidar de nós – Muitas vezes esquecemos de nos “mimar” e cuidar da nossa mente, e do nosso corpo. 
  6. Valorizar o nosso tempo a sós – Eu adoro socializar, mas sinto a necessidade absoluta de “recarregar” sozinha. Este tempo permite-nos reflectir, e aprender a estar a sós, não dependendo assim da companhia de outrem para nos sentirmos felizes e plenos. 
  7. Priorizar a nossa lista de tarefas – Colocando a tarefa mais difícil e desafiadora primeiro. Caso se sintam desmotivados em relação a essa tarefa, completem as mais simples primeiro. 
  8. Não ter medo de falhar – É com os nossos erros que aprendemos as lições mais valiosas. E não, ninguém vos vai julgar tanto quanto vocês próprios. O importante, é levantar e continuar a percorrer o caminho ainda mais sábi@.
  9. Dar prioridade à saúde – Comer de forma saudável e consciente, beber água e fazer exercício, entre outros. Afinal, se o nosso corpo falha, não conseguimos concretizar os nossos sonhos.
  10. Tomar a iniciativa – Querem passar a vida à espera que as oportunidades surjam, sujeitando-se assim ao que vier, ou preferem ter a coragem de escolher os vossos caminhos? Para isso é necessário tomar a iniciativa e arriscar.
  11. Planear o dia de véspera – Antes de sair do escritório, ou antes de dormir, delinear os pontos mais importantes para o dia seguinte. Torna as manhãs muito menos stressantes.
  12. Pensar em qualidade vs quantidade no que toca a pessoas – Focar nas pessoas que nos acrescentam, motivam e tornam os nossos dias melhores. As companhias negativas, que se queixam constantemente de tudo e todos, não são boas para nós. Devemos perceber também quem deseja verdadeiramente nos ver bem e feliz, e celebra genuinamente os nossos sucessos.
  13. 30 minutos de exercício diário – Um dos maiores desafios para mim, mas que é fundamental para uma boa saúde física e mental.
  14. Ser bom ouvinte – Muitas vezes escutamos para responder, e não absorvemos o que nos é dito. Devemos tentar ouvir mais para compreender e aprender as lições que os outros nos oferecem.
  15. Dedicar tempo a quem amamos – Às vezes bastam dois minutos de conversa, um jantar ou um serão na companhia dos que amamos, e sentimo-nos muito melhor. E vice versa, não nos podemos esquecer do bem que fazemos a eles também.
  16. Pedir conselhos a quem já conseguiu os resultados que queremos – Aprender com quem está na mesma área que nós, e muito mais avançado é fundamental para o nosso sucesso.
  17. Parar com desculpas – Ainda não fiz A ou B porque simplesmente não tive a vontade e disciplina suficientes para o conseguir. Todos somos culpados deste hábito, que só nos deixa chateados connosco próprios.
  18. Dizer que não – Não a atividades que não queremos fazer, lugares que não queremos ir, pessoas com quem não queremos estar, clientes que só nos esgotam física e mentalmente… A vida é demasiado valiosa para perdermos tempo a fazer coisas às quais podemos dizer que não.
  19. Deitar fora o inútil – Lixo em casa e nos armários só nos atrasa e polui os espaços que devem ser os nossos santuários. A nossa casa é o nosso ninho, onde vamos para descansar, e não para nos sentirmos sufocados.
  20. Auto desafiar-nos e sair da nossa zona de conforto – Ás vezes é apenas uma chamada telefónica, ou conduzir até lugares desconhecidos. Ás vezes é mudar de emprego ou tirar alguém da nossa vida. Sejam elas pequenas ou grandes decisões, se nos assustam e nos fazem sentir desconfortáveis, é porque nos vão fazer crescer. 
  21. Controlar as nossas finanças – Devemos ser nós a comandar o dinheiro, e não deixar que seja ele a ditar a nossa vida. Um bom planeamento mensal, cortar em gastos supérfluos e ter hábitos de poupança são apenas algumas coisas que podemos fazer, para não sentirmos tanto stress. 
  22. Tomar responsabilidade pelas nossas acções – Sejam elas boas ou más, devemos sempre ser sinceros e honestos connosco próprios e com os outros. 
  23. Cozinhar em casa – Sempre que a vida o permita, porque é uma excelente hipótese de poupar dinheiro.
  24. Planear mais aventuras – Caminhar aquele trilho lindíssimo que fica a 10 minutos de casa, ou viajar para mais longe… Fazer um workshop sobre algo novo, ou acampar com os amigos. Existem inúmeras hipóteses para aventuras, que não exigem que sejamos nenhum Indiana Jones, e nos preenchem de felicidade.
  25. Reduzir o tempo de TV-lixo – Está provado que assistir a reality shows nos baixa o QI, e se este era o pretexto que precisavam para os trocar por um bom documentário, filme ou livro, aproveitem! 
  26. Aprender a gerir as nossas emoções – Por vezes agimos e/ou falamos no calor do momento, movidos pelas nossas emoções temporárias, tornando piores as situações, ou até irreversíveis. 
  27. Compreender que os pensamentos são apenas isso, pensamentos – E servem-nos muito pouco, na prática. Devemos aprender a ignorar a maioria, e não passar demasiado tempo a remoer no que não interessa.
  28. Celebrar as nossas conquistas – Mesmo que pareçam pequenas ou insignificantes para os outros, só nós é que sabemos o quanto é que nos custaram. Devemos por isso celebrá-las e agradecer.
  29. Beber mais água, e comer mais fruta, sementes e vegetais – Já ouvimos estes conselhos desde que fomos crianças, e ainda assim, a maioria de nós ignora. A verdade é que quanto mais hidratados andamos, melhor funcionamos em todos os sentidos. E o mesmo se aplica à fruta, sementes e vegetais. 
  30. Simplesmente, começar. – Sem esperar pelo início de um novo ano, de um novo mês. Sem esperar pelo momento exacto em que nos sentimos prontos, porque esse momento quase nunca chega. A chave está em começar, e mantermos os nossos hábitos mais saudáveis.

Ponto extra: Destituir os hábitos menos saudáveis, e passá-los simplesmente a comportamentos pontuais e regrados. 

A vida é para se viver, e cada um tem a sua forma de a “aproveitar”, e a vontade de criar todos estes hábitos deve partir principalmente de nós.

 

 

Leave a comment

0